terça-feira, 27 de março de 2012

Avenida Brasil: saiba tudo sobre figurino e caracterização da nova novela das nove


Estreou ontem, 26 de março, a nova “novela das nove”, da Rede Globo, que substitui Fina Estampa. Escrita por João Emanuel Carneiro e com direção de núcleo de Ricardo Waddington, “Avenida Brasil” se passa no Rio de Janeiro, mais especificamente no subúrbio carioca, em um bairro fictício que se chama Divino.

O site de Glória Kalil, Chic, foi atrás de tudo o que tem a ver com o visual da nova trama. De acordo com chic.ig.com.br, Marie Salles, a figurinista de Avenida Brasil, era uma das figurinistas de Cordel Encantado e assumiu o desafio de levar para a telinha mais do que a moda dos subúrbios, universo retratado na trama.

Ela quer que as peças de roupas e os acessórios mostrem o comportamento das pessoas que vivem nessas regiões. Após uma extensa pesquisa de imagem, que inclui visitações, busca por tendências, novidades e referências em diversas fontes, como fotografias reais, blogs de moda e em publicações renomadas, Marie começou a construir cada estilo.

Veja abaixo um pouco sobre os personagens:

A equipe de figurino mergulhou no mundo do charme, do rap e do hip hop, incluindo a vertente musical destes estilos. Essas são as bases para vários personagens que vivem e circulam pelo bairro Divino. Jeans, brilhos, saltos e muita cor nas roupas justas ao corpo deste grupo de personagens. Suéllen (Isis Valverde) representa bem este universo. Tecidos estampados, como os que são usados por Muricy (Eliane Giardini), também estão em alta. Ela é uma musa do subúrbio, uma maria-chuteira que usa as roupas como arma de sedução e que soube usufruir da ascensão econômica de Tufão (Murilo Benício). Ela aparece em cena sempre bastante produzida, especialmente na segunda fase da novela.

O futebol, claro não poderia faltar na pesquisa e concepção de vários personagens. Influências de craques brasileiros e internacionais – seja no estilo de pentear o cabelo, de usar uma joia ou de se vestir fora dos campos – serão vistos nos papéis interpretados por Murilo Benício, Cauã Reymond, Thiago Martins e Bruno Gissoni.

Bruno Gissoni, por exemplo, adere ao moicano, famoso cabelo dos jogadores de futebol. Trajes esportivos, tênis, moletons e camisas coloridas compõem o guarda-roupa dos atletas da história. De acordo com Marie, sua equipe precisou criar marcas fictícias para determinadas peças do vestuário.

Bom caráter e impulsiva, Olenka (Fabiula Nascimento) adora os tons fortes.

Como a trama tem duas fases, vários personagens passarão por importantes mudanças. Ao longo do tempo, entre uma fase e outra, Monalisa (Heloisa Perissé) se define cada vez mais como uma mulher prática, que não se preocupa em ser sedutora e que não gasta o seu dinheiro para se adequar às novidades da moda. Ela é manicure e faz o estilo prático sem deixar de ser divertida e sensual.

Carminha (Adriana Esteves) é a vilã de Avenida Brasil e uma das grandes surpresas do figurino. Peças básicas, como calças, blusas e vestidos, todos sem riquezas de detalhes, são as apostas dela, que tem pouquíssimo dinheiro para investir em roupas e começa a novela com um estilo simples, beirando o desleixo. Essa personagem é uma das grandes surpresas do figurino.

Na segunda fase, Carminha se torna uma nova mulher, que esconde o seu verdadeiro caráter com figurinos comportados e suaves.

Já o depósito de lixo, outro cenário de Avenida Brasil, fica no extremo oposto. O núcleo, formado por crianças e pelos atores Vera Holtz e José de Abreu, é vestido por peças que recebem uma lavagem especial, escurecida, um tratamento delicado que tira um pouco das cores dos trajes.

No lixão: os atores mirins Bernardo Simões e Mel Maia são Batata e Rita. As peças descoloridas são sobrepostas como se tivessem o objetivo de proteger os moradores de todo o lixo que contém no depósito. A figurinista Marie conta ainda que o plástico também é usado para ajudar a compor o visual dos personagens, em uma verdadeira mistura de orgânico com industrial.

Nina, a personagem de Débora Falabella, é uma mulher básica e moderna, que pode estar em qualquer lugar do mundo. Calça jeans e blusas despojadas, confortáveis definem a maneira de vestir da protagonista.

Os personagens que vivem na zona sul, ou melhor, Cadinho (Alexandre Borges) e suas mulheres e filhos, se vestem, basicamente com peças nas cores marrom, caramelo, preto e branco. Vermelhos, azuis e verdes, em tons mais fechados, também são usados. Esses personagens apostam em trajes mais sofisticados.

Avenida Brasil narra a saga de uma jovem órfã, Nina (Débora Falabella), em busca da sua justiça. Quando criança, ela perdeu tudo depois de um golpe planejado e executado por Carminha (Adriana Esteves), sua madrasta. Anos depois, após conquistar uma nova vida, Nina se vê pronta a retornar às suas origens, enfrentar sua inimiga e realizar sua vingança.

E vale prestar atenção em um detalhe: o enredo de Avenida Brasil gerou polêmica sobre a novela antes mesmo de sua estreia, sendo acusado de basear sua história na série de TV norte-americana Revenge.