quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Na moda da estampa listrada

As tradicionais listras com tamanhos regulares estampam diversos tipos de tecidos e fazem sucesso por aí. O listrado é bastante visto nas cores vermelho, preto e azul combinadas com o branco. Esse tipo de estampa continua em alta, mas surgem novas versões para deixar a produção ousada.

As novas listras se destacam em modelos largos, assimétricos e multicoloridos, tudo para combinar com a moda do verão. As cores seguem a tendência color blocking, que pede tons vibrantes e podem ser misturadas com duas ou até mais tonalidades diferentes em uma só peça.

Mas para acompanhar a tendência, é preciso ficar atenta a algumas dicas.

Confira:

Listras horizontais

As listras horizontais dão a impressão de que as formas do corpo são mais largas, diminuem a estatura e evidenciam a região do corpo em que a peça está sendo usada. Por isso, são indicadas para as magrinhas e as quem tem seios pequenos. Para as mais altas, as listras horizontais largas são a pedida para quem quer criar a impressão de silhueta mais curta.

Listras assimétricas

As listras assimétricas estão com tudo neste verão e os tamanhos desproporcionais das faixas também criam ilusão de ótica favorável para a silhueta. A combinação das listras finas e grossas, por exemplo, cria uma confusão visual evitando o efeito que alarga as formas e impede que uma única região do corpo fique mais destacada.

Mulheres que querem disfarçar a silhueta, os ombros largos, seios, barriga e quadris podem apostar na padronagem horizontal desde que a peça não seja muito ajustada ao corpo. Para vestidos prefira modelos em evasê discreto e para blusas em batinhas mais soltinhas.

Listras verticais

As listras verticais criam um efeito visual longilíneo e dão impressão de corpo mais magro. Mulheres que não estão satisfeitas com o corpo, estão acima do peso e até mesmo as baixinhas devem apostar neste tipo de estampa nas peças. As mulheres magras e muito altas devem evitar as listras verticais para não parecerem ainda maiores.

Listras diagonais

As listras diagonais dão efeito de ilusão de ótica no corpo confundindo o olhar e disfarçando a silhueta. Por isso, para apostar na estampa listrada nesse sentido é preciso tomar alguns cuidados.

Aposte nas listras diagonais largas em vestidos, blusas e camisas para marcar a cintura e alongas a silhueta. Mulheres com quadril e seios avantajados devem evitar esta estampa.

Mix de sentidos

Valorize a silhueta usando as listras com tamanhos, sentidos, espessuras e cores diferenciadas em peças com recortes que criam efeitos que deixa o corpo modelado de maneira harmônica.

Qualquer mulher pode usar um mix de listras desde que saiba colocar o sentido certo em cada parte do corpo. Por exemplo, a mistura da estampa horizontal com a vertical em uma peça só. Como o sentido horizontal alarga o corpo, ele deve estar na região menos volumosa, já o vertical na parte em que se pretende dar a impressão de corpo mais magro e longilíneo.

Listras largas e ousadas

É indicado que as listras largas sejam utilizadas em peças soltinhas para não marcar muito o contorno do corpo. Devem ser usadas por mulheres magras e combinadas com uma peça mais neutra na parte de cima, que pode ser em cores como o nude, preto ou branco para equilibrar a produção.